Consumíveis Auto


 

Como ler a marcação de um pneu?

A marcação de um pneu corresponde às indicações inscritas no flanco de um pneu.

Além do nome da marca e da gama, é possível identificar também a dimensão e as características do pneu: largura, altura do flanco, diâmetro, estrutura, índice de carga e índice de velocidade.

Exemplo de dimensão: 195/55 R 16 87 V


195: Corresponde à largura do pneu em mm. No nosso exemplo, o pneu tem 195 mm de largura

55: Indica a série do pneu, ou seja, a relação entre a altura do flanco e a largura da secção do pneu. No nosso exemplo, a altura do flanco corresponde a 55 % da largura do pneu. Quanto menor a proporção de elevação do pneu, menor a altura do flanco. Observação: Quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência nas curvas; neste caso, a condução também é menos confortável.

R: Trata-se da construção interna do pneu. R indica que a construção é "radial”. Praticamente todos os pneus em circulação têm atualmente uma construção radial. Isto significa que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega (também designada "calcanhar”) à outra.

metro é indicado em polegadas. No nosso exemplo, o diâmetro é de 16 polegadas.

87: Valor que corresponde ao índice de carga. Indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando enche devido à pressão máxima de segurança. No nosso exemplo, isso não significa que o pneu pode suportar 87 kg, mas que o índice é de 87; neste caso, é preciso consultar a tabela de correspondências que determina a carga em kg para cada índice. Para um índice de 87, a carga máxima suportada é de 545 kg/pneu.

V: Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Os índices de velocidade vão de A (a mais baixa) a Y (a mais alta) com uma exceção: O H situado entre o U e o V. Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:

Q: 160 km/h
• R: 170 km/h
• S: 180 km/h
• T : 190 km/h
• H: 210 km/h

Atenção: O índice de velocidade é um valor indicativo associado às capacidades dos pneus; em caso algum autoriza o condutor a conduzir além dos limites legais de velocidade.

Outras marcações

Informação sobre o fabrico

Estes códigos permitem saber quando e onde o pneu foi fabricado. Neste exemplo:

DOT - Department of Transportation (USA)

BP -
Código da fábrica onde o pneu foi produzido

M2 - Código de dimensão

P711 - Código opcional

4008 - Semana e ano de fabrico. Neste caso, semana 40 do ano de 2008.


Get in touch