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Alinhamentos dos pneus, geometria e paralelismo

A geometria consiste em controlar e definir o alinhamento das 4 rodas.

O que é propriamente o alinhamento?
O alinhamento das rodas é o controlo e a regulação dos seguintes ângulos: o ângulo de carroçaria, o ângulo de avanço e o ângulo de convergência (paralelismo).

 

Cada carro tem medidas muito precisas mas alguns amadores gostam de as alterar para personalizar o comportamento dos seus veículos. A definição do alinhamento é milimetrado e efetua-se com uma máquina específica: um banco de geometria.

No caso de um condutor desportivo, um ângulo negativo permite-lhe fazer 

 

O ângulo de carroçaria
Exprime-se em  graus. O grau é negativo quando a altura do pneu inclina-se ligeiramente para o veículo. É positivo quando se distancia dele.
curvas mais agressivas. Em contrapartida, perde em aderência nas retas, o que prejudica a travagem e as acelerações potentes.
 
O ângulo de avanço
Também expresso em graus, é o ângulo que exprime a diferença entre uma reta perpendicular ao solo e o eixo do pivô de rotação da roda.

Resulta da estabilidade a grande velocidade e do ângulo de viragem. Geralmente, o ângulo de avanço não é modificável, uma modificação do mesmo tem como objetivo restabelecer o equilíbrio após um acidente.

O ângulo de convergência / paralelismo
O ângulo de convergência, ou ângulo de abertura, corresponde à distância entre a direção das rodas e o eixo longitudinal do veículo. Se as retas imaginárias convergirem para se cortar diante do veículo, falamos de ângulo de convergência. Caso contrário, falamos de ângulo de abertura (divergência).
 

 

Para garantir o equilíbrio geral das forças mecânicas, um veículo com tração traseira é frequentemente caracterizado por um ângulo de convergência, sendo que as trações à frente terão mais frequentemente um ângulo de abertura.

Para concluir, é imperativo assegurar-se de que as definições de ângulos são apropriadas.

Pouco importa se o seu veículo está equipado com pneus de última geração com uma duração de vida máxima. Uma definição errada de alguns milímetros arruinará os melhores pneus em termos de durabilidade.

 

Questões Frequentes:
. A geometria é um procedimento rotineiro como a mudança de óleo?

Não, a geometria é um procedimento especial que deve ser efetuado apenas se notar um destes fenómenos:
• O veículo desloca-se para a esquerda ou direita em linha reta
• O desgaste dos pneus é irregular
• O volante não está no eixo
• Os pneus chiam sem razão aparente 

. Deveremos efectuar um controlo de geometria sempre que mudar os pneus?
Regra geral, não é obrigatório fazer este controlo se mantiver as mesmas dimensões que antes. Por outro lado, uma mudança de dimensão de pneus implica um controlo de geometria. Saiba ainda que a maior parte das oficinas propõem obrigatoriamente este controlo como medida de segurança.
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