Segurança rodoviária



Porque há limites máximos de velocidade ?

  • Porque o excesso de velocidade é a primeira causa dos acidentes.
  • Porque quanto mais próxima for a velocidade dos veículos que circulam no mesmo sentido, maior é a segurança da estrada e a fluidez do tráfego.
  • Porque quando se duplica a velocidade praticada, quadruplica a distância de travagem, a violência do choque em caso de colisão, a força centrífuga nas curvas, as exigências de atenção e das capacidades de condução.
  • Porque, acima de um certo limite de velocidade, aumenta a fadiga do condutor, o consumo de combustível, o desgaste dos pneus, travões, e da mecânica do veículo, e a poluição ambiente.


Dentro das Localidades Auto-Estradas Vias reservadas a automóveis e motociclos Restantes vias
Ciclomotores e quadriciclos 40 45
Motociclos:
De cilindrada superior a 50cm³ e sem carro lateral 50 120 100 90
Com carro lateral ou com reboque 50 100 80 70
De cilindrada não superior a 50 cm3 40 60
Triciclos 50 100 90 80
Automóveis Ligeiros de Passageiros e Mistos:
Sem Reboque 50 120 100 90
Com Reboque 50 100 80 70
Automóveis Ligeiros de Mercadorias:
Sem Reboque 50 110 90 80
Com Reboque 50 90 80 70
Automóveis Pesados de Passageiros:
Sem Reboque 50 100 90 80
Com Reboque 50 90 90 70
Automóveis Pesados de Mercadorias:
Sem Reboque ou com Semi-Reboque 50 90 80 80
Com Reboque 40 80 70 70
Tractores Agrícolas ou Florestais 30 40
Máquinas Agrícolas, Motocultivadoras e Tractocarros 20 20
Máquinas Industriais:
Sem Matrícula 30 30
Com Matrícula 40 80 70 70
Get in touch